Ao
contrário do que se pode pensar inicialmente, o burlesco não se
tratava de belas moças que em suas esquetes tiravam a roupa , antes
ainda , deve-se pensar no burlesco enquanto comédia, mais aliada ao
teatro do que à dança propriamente dita. No auge dos shows de
Burlesque, haviam artistas, cantores, e coristas, que se tratavam de
mulheres que dançavam em sincronia nas esquetes dos comediantes e
entre elas. Nos anos entre 1840-1860, o burlesco apresentado na
Inglaterra era direcionado à classe baixa e trabalhadora,
representando o sexo como tema de fundo de suas apresentações, é
considerada a parte ignorante do Show Biz.
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Lydia e seu marido |
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Lydia e a sua troupe - |
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Little Egypt |
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Irmãs Barrison - Sister Act |
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La Belle Otero |
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Liane de Pougy |
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Cláo de Merode |
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Emilienne d'Alençon |

O
Burlesque chega aos EUA por volta de 1860, com Lydia Thompson, em um
momento muito propício, já que o estilo Vaudeville já era muito
badalado pelos norte-americanos. A
britânica Lydia Thompson foi a primeira estrela burlesca e foi
fundamental na exportação do estilo à América.
Em
1868 sua troupe burlesca – The
British Blondes,
ou “loiras britânicas – se tornou uma das maiores atrações
teatrais de New York. Esta tinha um contrato de apenas 6 meses de
duração , o que acabou durando 6 longos anos de turnê. Com seu
primeiro hit Ixion,
uma paródia mitológica que continha mulheres em colãs reveladores
fazendo papel de homem. Mulheres semi- nuas interpretando agressores
sexuais, combinando grandes figurinos com uma comédia insolente –
numa produção escrita e dirigida por uma mulher,impensável para a
época. Esta em que mal se viam os tornozelos das moças, Lydia lança
algo revelador, mulheres em collants que revelavam suas formas e
curvas. Lydia retorna à Londres em 1874 para fundar seu próprio
teatro. O sucesso de Lydia lançou uma explosão burlesca. Mabel
Saintley se tornou a primeira estrela americana nativa. A partir de
essa data, o burlesco foi uma misto de atores de comédia masculinos
com uma pernas de mulheres à mostra, sem faltar, é claro, música e
dança.
A
dança burlesca e as práticas tease fizeram muito sucesso nos EUA, e
foram cada vez se desenvolvendo mais e mais. Em 1893 surge outra
artista denominada Little
Egypt que
aparece em
“Les Rue du Caire”na
World's
Columbian Exposition, em
Chicago. Apresenta um tipo de dança do ventre chamada de Dança
Hooch. Tal bailarina foi imitada por diversas outras bailarinas
(alguns referem mais 2) que se autodenominavam Litlle
Egypt também.
Do
final do século XIX até meados de 1920, o Burlesque tinha muita
semelhança com o Vaudeville, que se concentra mais na sátira e no
teatro clássico, com textos cômicos e picantes. Neste contexto
surgem as Irmãs
Barret,
com o Sister
Act,
um grupo de mulheres que atuam ser irmãs e cantam e dançam músicas,
como a ousada “Would
you like to see my pussy?”,
feita pelas Irmãs
Barret. Faziam
este número levantando a saia e mostrando as suas calcinhas.
No mesmo período, na França, e expandindo-se à Europa, surgia a
Era das Mulheres, chamada de Belle
Époque,
período que diz respeito ao final do século XIX, por volta de 1870
até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. Começam a se
destacar, nesta época, a mulher e suas formas. Surge a Art
Nouveau,
nova tendência do momento, em que os artistas representavam as
mulheres em sereias, deusas, ninfas, valorizando suas formas e
curvas, inspirado nas formas naturais ,trazendo sempre o movimento às
suas pinturas.
Emilienne d'AlençonOs ícones da época, as Femme Fatale deste período são as cortesãs: La Belle Otero, Liane de Pougy , Cláo de Merode, ou Emilienne d'Alençon. Por sua reputação e poder sobre os homens, estas mulheres estabeleceram suas carreiras no recém-fundado Folies-Bergère, local para entretenimento masculino, em que haviam dançam com toques de sedução, comédia, arte circense, canto, música, enfim, diversos números em que os artistas se apresentavam no decorrer dos espetáculos.
Vinte anos mais tarde, em 1889, é aberto o Moulin Rouge, outro de music-hall. O público, bem como artistas fazem parte da classe trabalhadora. Os bailarinos atuantes no Moulin Rouge são conhecidos por terem criado o que é chamado de Cancan francês dança em que as meninas jogam suas pernas no ar mostrando suas pernas cobertas com uma meia 7/8 detida por fitas, uma espécie de liga, suas calças bufantes(muitas vezes transparentes para a má qualidade do algodão).La Goulue, artista da época usava em sua calça, um coração bordado em vermelho. Essas mulheres, sem saber, abririam o caminho para uma arte e toda uma geração de strippers e bailarinas burlescas.
Em
outro music-hall próximo ao Moulin Rouge, no bairro Montmartre, que
ocorreu um dos primeiros considerados stripteases da história. A
atriz e bailarina Blanche
Cavelli, em seu número Le
couché d'Yvette
tira, em um de seus números, as suas roupas domésticas, uma a uma,
ficando apenas com suas calças bufantes e corpete ao final da dança,
deixando um mistério e aquele gosto de quero mais em sua audiência
masculina. Tal número, inicia uma série de outros que se assemelham
a este, ficando com pouca roupa no final, nenhum terminava sem
nenhuma peça de roupa, com o tempo foram sendo marginalizados e
levados às periferias das cidades européias.
Fonte:
http://www.soburlesqueblog.com/search/label/01%20-%20HISTOIRE%20DU%20BURLESQUE
http://artmuseumteaching.com/2012/12/06/tableaux-vivant-history-and-practice/
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